Como fazer para espantar uma cobra?

Quem é que não fica desesperado ao se deparar com uma cobra a seu lado. Muitas delas não possuem veneno, mas só o visual já impacta e assusta qualquer pessoa. Normalmente elas vivem em seu habitat, no ambiente selvagem, mas como nos dias de hoje a população se expande cada vez mais à locais antes desabitados, as cobras podem ganhar espaço e aparecer no quintal de sua casa.

Mas como fazer para espantá-las e não correr o riso de ser picada por um destes animais? Eles são extremamente ariscos, portanto o primeiro passo é não se desesperar. Manter a calma e agir com frieza pode fazer com você se livre de uma picada de cobra.

O desmatamento é um dos principais motivos para o surgimento das cobras. Se elas aparecerem em grande quantidade é um sinal de que possa haver em sua região algum tipo grave de desequilíbrio ecológico.

 

Dicas para Espantar

 

Uma dica boa para evitar o aparecimento delas é a criação de animais. Galinhas, por exemplo, podem ser predadoras naturais de filhotes de cobras e evitar que as famílias cresçam de maneira que lhe causem problemas mais graves.

Manter o terreno limpo, evitando a presença de ratos, por exemplo, é outra medida para evitar o aparecimento de cobras, já que elas aparecem em busca de alimentos e o rato é um prato cheio para elas.

Há algumas ervas que podem servir como “repelentes” para as cobras. Capim-cidreira, capim-limão e pés de alho podem afugentar as cobras. O alho aliás, deve ser moído ou picado e espalhado pelo quintal para auxiliar no combate às cobras. Arruda, citronela e manjericão também podem repelir a chegada das cobra. Plantas deste tipo, com cheiro forte, afastam as cobras através d olfato ou da sensibilidade das cobras.

Outro bom repelente de cobras pode ser a naftalina. Recomenda-se espalhar a substância pelo quintal para espantar os bichos e evitar algum acidente grave.

Agora que você já tem algumas dicas e só colocá-las em prática. E lembre-se, se mesmo assim você acabar se deparando com uma cobra, manter a calma é fundamental. Qualquer movimento brusco ou que assuste o bicho pode fazer com que ela avance em você e até lhe dê uma picada.

47 Comentários

  1. Sirlene says:

    Oi tudo bem,entao na minha casa sempre aparecem cobras o quintal e bem grande e é todo com grama,msm com a grama pequena elas aparecem nao sei o que eu faço mais pq tbm tenho criança pequena!!Ai hj vi que naftalina e bom mais de quanto e quanto tempo eu tenho que trocar a naftalina pq com o tempo ela perde o cheiro!!Obg

    • Rose says:

      Minha amiga,a naftalina não perde o cheiro,e sim “evapora”,ou seja,com o tempo ela some,ai é o momento de repor.

    • Carolina says:

      Sirlene, seu caso é um pouco grave e acho que você deveria comprar algum aparelho eletrônico de função sonora para afastar as cobras. No mercado livre, por exemplo, sei que vende.

      Abraços.

  2. tania says:

    Jente n sei o fasso eque minha mae tinha um sonho de ter uma chacara e foi rralizado esse sonho ms ela ja quer se muda pois la aparece varias fibras n sei oque fasso socorro me mande alguma vdica para ela n deixar esse sinho de mirar n chacara soocooorro bju.

    • Rebecca says:

      A sua urgencia no momento é buscar um bom professor de portugues.
      Sua escrita é de doer!

      • Luciano R. says:

        Calma com nossa amiga, Rebecca. Ninguem aqui precisa ser especialista em Portugues pra participar do forum. Isso eh um espaco democratico.

      • Luciano R. says:

        Rebecca, calma com nossa amiga Tania. Ninguem aqui precisa ser especialista em Portugues pra participar do forum. Isso eh um espaco democratico.

      • Luca says:

        O urgente aqui no momento não é a escrita, então se tem cobras na sua casa você vai procurar estudar o português ou tirar as cobras?

        então calma com nossa amiga ai, e apenas de sua dica a respeito de como se livrar das cobras!!! e é o suficiente…

      • José Haroldo says:

        Que legal se escrever portugues corretamente as cobras vão embora?
        Quanta ipocrisia nas salas de bate papo todos escrevem assim inclusive universitarios. E se nem escrevermos nem falarmos corretamente? O que vai mudar?

      • Gisele says:

        Deixe de ser boba , vc não está aqui para dar aula de português, está óbvio que foi erro de digitação por escrita rápida dessa pessoa, bom senso faz bem.

  3. Dorair says:

    Olá,
    Recentemente tem aparecido umas cobras no meu terreno que faz divisa com um terreno particular, e em um canto do terreno sem muro de proteção foi começado a limpeza e providenciarei a construção do tal muro por causa desse motivo “cobras” e o pessoal que começou a limpeza se deparou com algumas cobras e claro ,as mataram, uns dizem que jararaca outros que é caninana e não faz mau a ninguém. Vocês poderiam me ajudar a identificar pois foi encontrado outras no local. Teria como eu enviar algumas fotos?

  4. Vanderlei Messias Gomes says:

    AV. PLR DIONISIO TELLAROLI

  5. Vanderlei Messias Gomes says:

    tania acho que vc deve é se preocupar com as duas cobras que vc encontro ak nesse sit,as do seu sitio so´ataca pra se defender ja essas que vc topou ak ja te atacou sem motivo algum,”bando de escrotos.”

  6. Moreira says:

    Rua Angelica, caminho 14, via local 02, conj. Pirajá 1

  7. Moreira says:

    Acabei de ver uma bem grande aqui em casa, fiquei assustado e sem saber o que fazer então lembrei do fogo em uma distancia de dois metros dela coloquei fogo e ela começou a ir embora, não sei se fiz o certo minha vontade mesmo era marta-la.

  8. Tenho um lote onde devo colocar alguns cavalo porem nesse local existe muitas cobras cascavel será que os animais erão espanta-las ou vou correr o risco de perder algum cavalo, agora esta todo cercado ,mas tenho medo de colocar eles la ..Me dis tem risco do cavalo ser picado e morrer ou não..

    • Maria says:

      Corre o risco de perdê-las!
      Antes de colocar os cavalos faça uma limpeza no local, seguindo as dicas do site.
      Outra coisa legal para espanta-las é queimar pano em locais diferenciados.
      So depois ponha seus animais lá.
      Já perdir 5 cavalos para malha de sapo e cascavel.

  9. luiza says:

    ola! eu moro em um sitio me ensinaram a queimar chifre de boi. vc encontar em matadouro!
    faz uma fogueira, o cheiro espanta elas . por isso e muito normal vc vêm em casa de interior do ceara um chifre na casa. e por isso!!

  10. Leonardo says:

    Coloque alguns gatos lá antes de colocar os cavalos.

  11. klevyn says:

    coloque alho ao redor de sua casa coloque ao redor de portas janelas no quintal e amasse e esfregue o alho isso afasta por mt tempo as cobras e também coloque veneno de rato,pois as cobras procuram eles

  12. silvana says:

    ola eu moro numa zona rural a quase 10 anos e nunca tinha entrado cobra dentro de casa , e hoje me deparei com um enrolada da cadeirinha da minha filha ,eu passei algumas varias vezes por ela e por sinal bem perto mas nao a havia visto ,quando percebi fiquei chocada pois tenho verdadeiro pavor de cobra estou muito assustada ,o que devo fazer para repelir de ela nao entrarem dentro de casa ….

  13. Eduardo says:

    A naftalina é altamente tóxica, por isso não é recomendado espalhar no jardim, especialmente se há crianças e/ou animais da estimação na casa. Por favor atualizem o texto com um alerta! Grato.

  14. SOLIM - 1 , PRODUTO PARA ESPANTAR COBRAS VENENOSAS says:

    USE O SOLIM – 1 , ADEUS COM SEUS PROBLEMAS COM COBRAS VENENOSAS .
    SOLIM – 1 , PRODUTO PARA ESPANTAR COBRAS VENENOSAS DE SUAS PROPRIEDADES .
    TEM A CAPACIDADE DE ESPANTAR AS COBRAS NUM RAIO DE 100 METROS COM A GARANTIA DE 1 ANO DE SUAS EFICACIA DE TRABALHO ATIVO .
    SOLIM – 1 , NÂO AGRDI AO MEIO AMBIENTE COMO : CRIAÇÃO ANIMAL E PLANTAÇÕES .

  15. lu curitiba says:

    Olá, esse SOLIM eu compro em casas que vende rações, por eu moro em um distrito em Itaboraí e não consigo encontrar em alguns lugares nunca ouviram falar… desde já agradeço a resposta. BJS

  16. Osvaldo Mucavel says:

    onde posso encontrar esse sulim?

  17. Rui Moraes says:

    Também moro em uma área rural à oito anos, quando cheguei para morar tinha muita cobras, a jararaca predominava, cheguei a dormir durante uma semana em um quarto dois e meio por dois e meio metros, e dentro tinha duas jararacas, e não tinha energia, acordava duas ou três vezes na noite, e graças a Deus não fui picado, uma vez quando fui limpar a calha d”água com muitas folhas, cheguei a carregar as folhas e uma jararaca no meio, só fui saber quando joguei a folhas no chão, foi que vi a jararaca. Hoje melhorou muito, apenas uma média de sete cobras aparecem por ano, muitas providências foram feitas: 1- limpeza permanente do terreno; 2- Criar galinhas tipo Caipira, pois comem os filhotes de cobra; 3- Não atirar nos gaviões, são os predadores naturais; 4- Quando fizer um assado, utilizar os carvões restantes e jogar um chifre de boi na brasa, a fumaça espanta as cobras; 5- Soltar os cachorros as dezoito horas, o movimento deles inibe as cobras que a maioria tem hábito noturno, assim melhorou muito, espero que aproveitem a minha experiência.

  18. Paulo says:

    Tem um aparelho que afasta COBRAS RATOS E ESCORPIÕES, o repelente sísmico Repelsonic. tem pra a venda no site do próprio fabricante repelsonic.com.br e no Mercadolivre, mas já encontrei informações em diversos outros sites como o MFRural, por exemplo. Ele emite microvibrações para o solo e para a casa, simulando os sinais que antecedem os terremotos e assim afasta esses animais mais sensíveis.

  19. pedro says:

    gostaca de saber se espalhar funcho as cobras se afastan e que andan no meu quintal

  20. dorinha says:

    para esse pessoal que fica corrigindo a escrita das pessoas deveriam se candidatar para correçao das provas do enem .tenho pena dessas pessoas dever ser muito mal amadas kkkkkkk

  21. yona says:

    olá gente acabei de ver uma cobra ,tenho tenho tanto pavor qui na conseguei espanta-la vei num meu quintal , amanha logo cedo vou da umna geral nun quintal ,mas eu vi nun artigo quer detegente de limao e amonia tbm serve como veneno caseiro sera qui fuciona mesmo.

  22. Ana Paula says:

    Gente encontrei hoje pela manhã um filhote de cobra coral no meu jardim. Tenho criança em casa e não sei oque fazer! Estou apavora me ajudem!!!

  23. eliane says:

    Olá pessoal, eu e meu esposo construímos uma casa, e apareceram 2 cobras jararacas, fiquei assustada demais, estou para me mudar e não sei o que fazer, pois as imagino dentro de casa. Tenho um terreno grande. Por favor, preciso de todas as dicas possíveis. Obrigada.

  24. iza says:

    olá meu pai cria galinhas e recentemente apareceu uma jararaca de quase um metro, ele matou a cobra pois se assustou.
    A criação fica numa área ao lado de mata mas nunca tinha aparecido cobra alguma…algum fator pode ter atraído esta cobra, pode ter mais cobras por lá? pois tenho duas crianças pequenas que sempre vão lá ficar brincando com os pintinhos.

  25. FATIMA CUNHA says:

    Olá, boa noite, faz 10 dias um vizinho viu uma cobra, amarela tamanho médio, entrar pelo buraco que escoa a água da chuva. Reviramos a casa toda, aproveitamos para fazer a faxina do ano, e nada de encontrar a cobra. Vivo em contínuo estado de alerta, não consigo dormir tranquila, estou atormentando todos aqui de casa. O que fazer ? Não mande rezar porque tenho feito isso.

  26. Silvio says:

    Pessoal, retirar os lixos e entulhos de jardins e chácaras, é o primordial. Lixos atraem os ratos que são pratos cheios para cobras. Alho e ervas aromáticas, como a citronela, são fortes armas contra estes répteis, entretanto, a queima de enxofre foi o meio de maior potência que encontrei para repelir cobras.

  27. andrea says:

    Ola, estou com problema com cobra tbm. No meu caso é no telhado. Não sei o que fazer…a casa é forrada com gesso. Fico com receio q um ninho seja feito entre o telhado e o forro. Não sei se é p por veneno, chamar bombeiros…ajudem, please!!

  28. Angela says:

    Chifre também é muito bom para espantar cobras.

  29. Monica says:

    Gente, eu ouvi falar que cal de construção , se espalhado nos limites da propriedade, ajuda a espantar. Disseram-me que se a cobra passar sobre o cal ela absorve ele e morre desidratada. Alguém sabe dizer se isso está correto? Obrigada

  30. ines says:

    jente hoje ao meio dia quando eu estava dormindo que trabalho a noite minha filha foi no quarto me dar um beijo que ia pra escola, quando ela vai entra no quarto//ela fica apavorada com uma cobra perto da porta tinha tinha ins 50 centimetros///levantei e correndo ela veio com uma madeira/e xamou uma pessoa que leva ela pra escola e prendeu a cobra e matou!! neste mes é a segunda ves que encontramos uma cobra//a outra estava no jardim que tenho grama//numa area que tenho areia para construir///mas esta area estava limpa// o meu jardim tambem faz 3 dias que foi cortado a grama//penso que tenho que colocar concreto em tudo ao redor das calsadas//não sei o que fazer//aqui no sul é frio/mas tambem no verão e outono como agora/mas no verão elas saem do mato do visinho acho que vem porque as calsadas é um ambiaente frio e resfresaca//sei la/ to tentando descobrir porque elas entram em casa/ se tudo esta limpo ao redor do meu terreno??

  31. José Roberto Oliveira Andrade says:

    José Roberto
    Lembrem-se que cobra não tem tímpano. Nascer surdas. Elas captam vibrações do deslocamento de ar pela língua e são ultra sensíveis ao olfato e vibração no solo.

  32. José Roberto Oliveira Andrade says:

    A galinha de angola é um excelente alarme.

Deixe um comentário