Como nascem as cobras?

Você sabia que as cobras podem vir de ovos ou de um parto normal? Isso confunde muito as pessoas, pois quando se pergunta como nascem as cobras a maior parte das pessoas diz que nasce de ovos. Não está errado, até porque a maior parte das cobras nasce mesmo de ovos. Para as cobras que nascem de ovos, dizemos que são ovíparas, como muitas aves.

nascimento das cobras

Cobras ovíparas

As cobras que nascem de ovo são formadas sem chocadeira. A mãe coloca, fica com os ovos por algum tempo mas depois os abandona. Esses animais já nascem pronto e não precisam de qualquer cuidado da mãe, por isso quando deixam o ovo já parte para seu destino e uma alimentação sozinhos do mesmo modo que as mães: comem o alimento ainda vivo e inteiro para depois digerir em seu estômago. 

A maior parte das cobras coloca pouco ovos, mas algumas podem colocar mais de duas dúzias. Estas geralmente são de climas quentes como no Brasil, por exemplo. Como os ovos são abandonados, algumas aves costumam se alimentar deles e por isso uma ninhada dificilmente irá nascer completa, com a mesma quantidade que a mãe colocou os ovos. Como a cobra não pode cavar, acaba por não esconder tão bem seus ovos.

Cobras que não colocam ovos

As cobras que não colocam ovos colocam por seu sistema reprodutor o réptil completo a vida. Ele já nasce com olhos, boca e dentes formados e pronto para o ataque, em alguns casos já produzindo veneno, no caso das espécimes peçonhentas. Com sinais claros você não consegue perceber que uma cobra está “grávida”, apenas no período final de fecundação, quando a cobra aumenta um pouco de peso, mas não muito porque os filhotes são mesmo magros e finos, pequenas miniaturas de cobra de fato.

No nascimento não há esforço ou dor da mãe, apenas a saída do animal por seu sistema reprodutor.

Comments
  1. jhonatan
    Responder
  2. Isabella
    Responder
    • Fernanda
      Responder
      • Isabela
        Responder
    • Responder
  3. Responder
  4. Responder
  5. Responder
  6. Marina !
    Responder
  7. Responder
    • Responder
    • Responder
  8. Responder
  9. tchesse
    Responder
  10. Responder

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *