Cobra Boca de Algodão

Temos as mais variadas espécies e tipos de cobras, dos mais variados tamanhos, cores, e tipos, e nomes, o que nos chama mais atenção em uma cobra geralmente é seu nome, em alguns casos, só o nome já demonstra o quanto perigosa a cobra pode ser ou não, em outros seu nome pode nos enganar um pouco, esse é o caso da cobra Boca de Algodão, um nome suave, que pode dar a entender que a cobra não é tão perigosa assim, ou até mesmo que sua mordida é macia e não machuca, mas isso é apena uma afirmação errada, muito errada, já que o nome tem muito pouco a ver com o verdadeiro perigo que essa cobra pode apresentar.

Agkistrodon piscivorus ou boca de algodão como é mais conhecida, recebe esse nome, pelo fato de sua boca ser toda branca por dentro, ela também é conhecida como mocassim aquática, é mais encontrada nadando em águas turvas da costa leste e sudeste dos Estados Unidos, e do Golgo do México desde o sul do estado de Vírginia até o Texas, ela pode medir aproximadamente 80 cm de comprimento com casos de cobras de essas terem sido encontradas com até 1,9 metros, ela possui o corpo largo, sua parte superior pode ser verde ou preta, enquanto a parte inferior é mais pálida, seu corpo possui bandas transversais e uma orla característica  que se estende por toda a volta de estomago, (238) sua cabeça tem uma forma triangular, e suas presas e pupilas, tem um formato único de fenda, ela ainda possui uma linha branca em volta de sua boca, outra razão pela qual recebe o nome de boca de algodão.

Cobra Boca de Algodão

Ela é uma cobra venenosa, seu veneno é hemotóxico, ou seja, destrói os tecidos, destrói e danifica seus órgãos e impede o processo de coagulação de sangue, ou seja, resumindo sua mordida é fatal.

Sua mordida é extremamente dolorosa, porem a cobra em si não costuma ser agressiva, e nem ataca se não for provocada ou ameaçada, mesmo assim vale lembrar o quão perigosa ela é, por isso o cuidado deve ser redobrado, elas se alimentam depeixes,girinos,rãs,répteis, pequenos mamíferos e outras cobras, e seus reflexos são extremamente aguçados e mesmo depois de mortas podem atacar quem mexe em seu corpo.

7 Comentários

  1. Tobias says:

    A informação sobre ela nao atacar os humanos esta totalmente errada, essa cobra é uma das poucas que nos ataca, sei disso pq uma delas já tentou me atacar qndo estava em viajem as EUA em oklahoma e no Discovery Channel essa cobra já apareceu em vários programas como Pesca muito louca

  2. sara fernanes says:

    eu acho ela bem perigosa por que ja fui mordida por um filhote dela mais cheguei no hospital a tempo e fiquei boua isso foi a 3 anos atraz talvez ela poderia ser ensinada como no caso do tobias como ela ja apareceu em algums programas tem possibilidades dela ser trenada por isso ela pareceu inocentiva!!!!!

    por isso tome bastante cuidado gente ela e muito perigosa!!!

  3. Emerson says:

    Como é que é? Ataca mesmo depois de morta?

    • André Luiz says:

      Esse “depois de morta pode atacar”, você forçou amizade! rsrsrsrs. É cobra zumbi?

    • Thiago says:

      Esse “Atacar depois de morta” é uma reação fisiológica característica dos repteis e anfíbios. o corpo das cobras tem muitas terminações nervosas, o que as ajuda a detectar presas e predadores rastejando no solo, dessa forma, mesmo que vc decepe a cabeça da cobra, ela continuará mexendo seu corpo, reagindo a estímulos nervosos, podendo até morder um desavisado. Isso acontece até mesmo quando se está assando a cobra sem pele na frigideira. Por isso cuidado quando for mexer em cobras que aparentem estar mortas, algumas também fingem estar mortas pra dar o bote. Outro exemplo são os rabos dos lagartos que continuam se movimentando depois de arrancados. Tem vários vídeos de movimentação dos membros fantasmas de répteis no youtube. Abraços.

  4. Raquel guedes says:

    estou fazendo um trabalho de biologia sobre essa serpente e estou fascinada .
    e incrível tudo q estou aprendendo sobre ela !!
    fiquei impressionada ao saber q msm depois de mortas podem atacar.
    sobre elas serem ou não agressivas , vi q n atacam humanos se n forem ameaçadas!

  5. Caros, colegas vendo todo esse amplo campo de conhecimento sobre animais, e em especifico sobre a cobra-boca- de algodão a informação que Eu tenho para contribuir para esse vasto debate é que todo animal só ataca por instinto de defesa e, não por serem agressivos ou vingativos como por exemplo os seres humanos. A cobra boca de algodão, não foge a regra só ataca e se sentir ameaçada, e nos seres humanos somos os maiores inimigos de qualquer ser vivo desta terra, na verdade até de nos mesmos…

Deixe um comentário