Cobra Caninana

Há milhões de diferentes répteis no mundo, dentre eles, muitas cobras diferentes entre si que apresentam hábitos diferentes umas das outras.

A cobra caninana é dotada de belezas e um jeito próprio de agir e, também, em sua aparência. Sua aparição é comum em locais como América do Sul e América Central, pode também ser conhecida como cainana, arabóia, jacaninã, cobra-tigre, entre outros nomes atribuídos a ela.

Em questão de aparência, é uma cobra imensa, que pode chegar a medir até os quatro metros de comprimento, mas a maioria das cobras caninanas mede em torno de dois metros e meio de comprimento. Suas cores geralmente são tonalidades de amarelo e preto.

Apesar de seu jeito particular de defender-se das ameaças, achatando a sua cabeça bruscamente ao irritar-se, ela não oferece perigo algum, é considerada uma cobra mansa, que geralmente esquiva-se ao perceber a aproximação de algum ser, com sua agilidade e rapidez. Além destas características, a cobra caninana não possui veneno algum, sendo inofensiva para humanos e outros seres, a não ser um arranhão ou outro machucado insignificante.

Costuma habitar rios e lagos, e apesar de abrigarem-se em meio à arbustos e árvores, são normalmente encontradas no solo para realizar a caça de seu alimento, que baseia-se em roedores, onde são utilizadas em plantios, aves ou lagartos de pequeno porte.

Como esta cobra não é venenosa e trás benefícios à agricultura com seus hábitos alimentícios, ela pode ser facilmente domesticada, o que contribui para isto é que ela é uma espécie calma e amigável.

Sobre como ocorre a reprodução de uma cobra caninana, normalmente, os filhotes são concebidos no começo da estação chuvosa, pois a fêmea coloca seus ovos, que são em torno de quinze a dezoito, com nascimento previsto para esta época do ano.

A cobra caninana, como já dito, não faz nenhum mal a ninguém, trazendo até benefícios para jardineiros e agricultores, sendo uma espécie diferenciada por sua mansidão e pela possibilidade de domesticação, então não há nenhum risco caso uma pessoa depare-se com uma cobra desta espécie, é somente não assustar-se com seu tamanho e seu jeito de agir, consequentemente, quando está irritada.

9 Comentários

  1. danielle says:

    ou apareceu uma dessas na minha kasa esses dias, fique de olho
    pode ate ñ ser venenosa mas que perigosa é viu

  2. luis says:

    já peguei uma com a mão é muito mansa numa pescaria e soltei ela no mato de novo

  3. LUIZ ROCHA , 430 , ELDORADO , JUIZ DE FORA , MG .

    SOLIM – 1 , UM NOVO PRODUTO PARA ESPANTAR COBRAS VENENOSAS DE SUAS PROPRIEDADES , DANDO – OS SEGURANÇA .
    http://www.flogao.com.br/americoreciclagem
    americoreciclagemjf@hotmail.com
    031-32-88252966 OU 031-32-3224-5302
    AMERICORECICLAGEM

  4. Heitor Bortoluzzi says:

    Preciso saber mais sobre os HÁBITOS alimentares. De quantos em quantos dias devo alimentar a minha?

  5. juliana brasil says:

    Deve ser bem perigosa!!

  6. Josiane says:

    Apareceu uma dessa no meu quintal.

  7. Ellen says:

    Uma de minhas gatas acabou de pegar um filhote desse tipo de cobra, quando cheguei lá a cobra fazia apenas alguns movimentos com a calda, pensei q ela estivesse ‘desmaiada’ e peguei-a. Ela está em um pote agora, será que posso criá-la sem problemas? Ela tem em média 15 a 20 cm de comprimento, por enquanto. E também, será que há mais dessas por aqui? Pelo fato dessa ainda ser filhote devem ter mais, não é?

  8. silvana says:

    Querida Ellen, entendo perfeitamente o seu desejo de cuidar da cobra bebê, mas acredite.. o melhor que tem a fazer é dar a oportunidade a ela é soltá-la próximo a uma fonte de água, um rio ou lago, e de preferência longe dos predadores.. humanos!

  9. Marcela says:

    Bom, não aconselho ninguém a criar cobra mesmo ela sendo mansa, minha mãe por medida de precaução teve que matar uma agora, pois ela ia matar meu labrador que é um filhote, essa cobra caninana ela não tem veneno, mas ela mata…ela pode se enrolar e quebrar os ossos de qualquer ser que oferecer perigo a ela…por isso é bom não dar crédito pra esses tipos de animais aparentam ser mansos mas são ariscos quando querem ser, e é isso ai!!!!

Deixe um comentário