Cobra Muçurana

A Pseudoboa Cloelia, mais popularmente chamada de Muçurana, é uma serpente que vive em sua maioria na América Central e do Sul. São serpentes de pequeno a médio porte, que quando adulta pode chegar a medir 2,40 metros de comprimento. Sua coloração varia com a idade, quando jovem é rósea, e quando adulta, negro-chumbo ou azulado. Na regia ventral tem uma coloração amarelada.

Não é venenosa!

A Muçurana não é um animal peçonhento. Conhecida como cobra-do-bem, cobra-preta, ou cobra comedora de cobra, a Muçurana é ofiófaga, que se alimenta basicamente de outras cobras, peçonhentas e não peçonhentas, sendo sua preferida as Jararacas, mas na falta delas ou de outras cobras, a serpente come também pequenos mamíferos. A Muçurana ataca suas vítimas prendendo-as pela boca com seus fortes dentes, que medem entre 10 e 15 cm, cravando-os no terço anterior do corpo da vítima, enrola-se rapidamente nela, e mata-a por constrição, depois ingere sua presa, começando pela cabeça. Apesar ingerir cobras peçonhentas, essa serpente é imune ao veneno de outras cobras, que, ao tentarem se livrar do predador, acaba mordendo, sem sucesso a Muçurana. A única cobra que pode matá-la é a Cobra Coral. Esta serpente é muito ágil e extremamente forte, sendo capaz de travar lutas de mais de uma hora de duração, e geralmente sai ganhando.

O Habitat

Seu habitat natural são as matas e vegetação rasteira e fechada, e vivem perto de rios e lagoas. E é totalmente inofensiva para o homem. Esta serpente foi descoberta pelo médico e cientista brasileiro Vital Brasil (1865-1950), e era um pesquisador do ofidismo. Vital Brasil apresentou em uma conferência em 1915, um filme de 1911, mostrando a luta de uma Muçurana contra uma Jararaca. Vital foi o criador do Instituto Butantan, em São Paulo, que é referencia em estudos de animais, bactérias, entre outros, e em desenvolvimentos para vacinas.

A primeira Muçurana estudada por Vital Brasil matou e devorou de julho de 1909 a agosto de 1910, 17 Jararacas e 1 Boipeva. Além das Jararacas, outras cobras são preferidas da Muçurana, como Urutús e Cascavéis.

18 Comentários

  1. Aline Oliveira says:

    Nos arredores de minha casa apareceu uma cobra muio parecida com essa e estou muito curiosa pra saber que cobra era aquela. Ela apareceu a noite, era negra e brilhava muito. Tinha cerca de 1,30m e a parte de baixo era branca ou coisa parecida. Moro no Rio Grande do norte em uma cidade chamada São Gonçalo do Amarante. Nunca havia visto esse tipo de cobra por aqui.

  2. Gizelli says:

    Gostaria de saber se essa cobra é a mesma Cobra Limpa-Mato. Aqui, em Pirapetinga/MG, tem uma cobra (que não conheço) que é conhecida na região por Limpa-Mato e tem as mesmas preferencias alimentares descritas acima… Meu pai costuma não deixar matar, por dizer que ela come as cobras venenosas… E sempre diz que “onde tem limpa-mato, não tem jararaca e outras cobras venenosas. Apesar de ter medo e pavor, tenho muita curiosidade em conhecer e aprender mais, pois aqui, na minha casa, sempre aparecem cobras e nunca sei a espécie. Nossa região e rica nesses bichos (cruzes!). Obrigada e ansiosa por respostas.

  3. thiago says:

    apareceu em minha casa ontem a noite uma cobra muito parecida com essa,ela era preta com corpo meio azulado e em baixo branca. e muito brilhosa.queria saber se tem algum perigo se ela e venenosa ou se sempre andam em grupo ou se andam sozinhas.obrigado espero a resposta.

  4. negi jose da costa says:

    Moro em Recife e passando em reserva da mata atlântica vi uma c0bra preta e brilhosa medindo aproximadamente 2 metros, que cobra é esta?

  5. ivana paes says:

    como identifica se e exatamente uma muçurana
    como e quando vou saber a resposta

  6. Wiluawaka Chzekó Lizsíaagu says:

    A cobra muçuraana tem aqui no Norte de Minas Gerais? Seria bom ter, penso. Morder gente doe muito? Muçuraana é brava? Alguém vai mesmo me responder estas perguntas?

    • Neurotoxina says:

      eae sou de montes claros ai perto ,aki ja vi coral verdadeira ,jararaca e a mamba negra ,o resto n se preocupe ,mas no nortee de minas é facil econtrar uma inland taipan ou cobra tigre ,ja fui picado por uma krait malasiana aki quasi morri

  7. Marcelo J.A.Silva. says:

    Hoje a noite deparei com uma cobra muçurana, uma cobra toda preta com uma cor azulada refletida pela lanterna, de aproximadamente 1,20m , como não tinha a intenção de matá-la e sim de retirar da varanda, tratei de pegar um gancho para levá-la para o quintal, notei que a parte que ela mas escondia era a cabeça entre seu corpo como quem dizia ” não vim aqui para lhe fazer mal, só estou de passagem”, vendo que ela não era tão agressiva, coloquei ela dentro de um quanto de ferramentas onde guardo também rações para frangos e dois cachorros, pois frequentemente aparecem alguns camundongos, espero que ela faça uma boa refeição pelo local e depois siga o seu caminho, pois deixei a porta com uma fresta para ela sair, assim que fizer a refeição.

  8. william faria says:

    Existem dessas cobras muçuranas para vender, no Brasil? Onde eu posso comprar dessas cobras? Na minha fazenda tem muitas jararacas e cascavéis, e elas costumam matar meu gado. Obrigado!

  9. william faria says:

    Preciso urgentemente adquirir várias dessas cobras suçuranas. Alguém sabe onde posso conseguir?

  10. maria frança says:

    acabo de ver uma desta cobra agora mesmo meu quintal muito preta e o rabo fino fiquei muito assustada e gritei muito ela entrou no esgoto do banheiro o quer eu faço to com muito medo

  11. Amanda Toledo says:

    Aqui na minha região dizem que essa cobra corre atrás isso e verdade??

  12. Maria Freitas says:

    Moro em Pilar do sul SP e perto de minha casa a um córrego e ao atravessar a pontinha vi uma cobra preta brilhosa era um pouco grande e estava no barranco queeta não fazia ideia que espécie séria. Mas pelas descrições é a cobra muçurana.

  13. jiane matiola says:

    Kd as respostas para o pessoal?

  14. monica pasta says:

    Estou em Itapuã, Salvador Ba. Minha cachorra sofreu um ataque de algum animal, que a deixou com 4 furos no ombro direito, a encontramos em estado de choque, sem nos deixar encostar em seu corpo por dor. Ela é uma pitbull idosa de 13 anos. Esse ocorrido aconteceu a 8 dias e hoje foi visto no galpão de guardados um rabo de uns 60cm, preto terminando de entrar por baixo das telhas. Pergunta pode ser a muçurana?, ela pode estar nesta região?, atacaria um cão? Agradeço qualquer informação. Até do que poderia ser o rabo preto de cobra se não for a muçurana. Pois preciso tirar o animal de lá. Abraço. Mônica

  15. EDVALDO SANTANA DE OLIVEIRA says:

    EDVALDO SANTANA DE OLIVEIRA – Vitória da Conquista – Bahia

    Ontem , a noite, tirei o carro da garagem e quando voltei para fechar o portão, encontro a “bendita” subindo pelo muro, na altura do cadeado que eu acabara de abrir… Tomei o maior susto da minha vida pois tenho pânico, pavor, desespero… Sinto tudo de mal e ruim diante das serpentes! Ainda que esta tal Muçurana seja “benéfica” aos humanos… O medo me ajudou a matá-la com umas pauladas, uma ripa de Massaranduba, embora ela resistisse, estribuchando bastante… Fiquei com dúvida: Será que ela estaria ali enquanto eu abria o portão por dentro? Será que passei, de raspão, por ela, com sua boca a altura da minha mão? Se o portão estava aberto enquanto manobrei o carro na calçada, então porque que ela não entrou? Para piorar, lembrei que o meu gato, com a mesma cor da cobra, estava de olho nela, pelo lado de dentro… Os dois se olhavam… Lembrei até da música de Alceu Valença: “Foi mistério e segredo e muito mais… Deixou os meus nervos de aço no chão”… Será que ela iria devorar o pobre felino, já que na falta das cobras ela se alimenta de pequenos mamíferos? Fiquei com medo de dormi e de ficar acordado! Fiquei com medo do sonho e da realidade. E agora?! Estou pensando em plantar Guiné. Ouvi dizer que seu aroma afugenta as cobras… Gostaria de saber se isso é verdade… Meu irmão me disse que já esteve em uma comunidade quilombola onde as casas eram cercadas por essas plantas. Esse meu irmão é um sujeito curioso no assunto e atendeu ao meu “assombrado” chamado, àquela hora da noite, para identificarmos, pesquisarmos e obtermos mais informações sobre essa danada.

    5 de fevereiro de 2016

  16. Neurotoxina says:

    a linda cobra muçulmana ,a seperte islâmica simbolo do ISIS.^^

Deixe um comentário